Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Mundo
O que está mais faltando no mundo?
Amor
Compaixão
Companheirismo
Amizade
Menos Inveja
Igualdade
Menos Preconceito
Tudo Isso
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (30 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página


Bem Estar e Qualidade de Vida
Bem Estar e Qualidade de Vida

timidez

Entenda melhor a diferença entre timidez e introversão:

Muitas pessoas confundem os conceitos de tímido e introvertido, mas na verdade cada um deles significa algo diferente. A timidez, acanhamento e retraimento são sinais de pessoas que se sentem inibidas e com grande desconforto em situações específicas de interação social. Esse tipo de sentimento pode interferir no contato pessoal e nas relações como um todo, inclusive no trabalho. Dessa maneira, fica difícil a realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem sofre com isso. 

Muitas vezes, quem é tímido tem preocupação excessiva com o próximo. Pensamentos como: "o que será o que o outro está pensando?", "será que eu estou agradando?", "o que será que significa isso que a pessoa fez?", "qual significado do que ela disse?", "o que será que ela está pensando de mim?", etc. O foco sai de si próprio e o próximo se torna o centro das atenções. Quem é tímido costuma sentir-se pior ao interagir com quem não conhece bem, justamente porque o desconhecido é mais difícil de controlar e saber lidar. Mas nada impede da timidez acontecer dentro de casa, no próprio núcleo familiar, o que acaba afastando as pessoas de uma possível conversa e/ou maior interação. 

O tímido não consegue expressar os sentimentos e pensamentos de forma adequada, costuma ou não dizer ou falar a metade do que pensa. São pessoa que guardam para si e muitas vezes ninguém sabe o que esta passando na cabeça delas, pois ficam fechadas e até mesmo isoladas quando conseguem. Esse tipo de dificuldade faz com que a pessoa não interaja efetivamente com os outros. O contato acaba sendo superficial. Esse tipo de atitude pode confundir quem lida com o tímido. Muitos tímidos foram confundidos e até mesmo taxados como pessoas arrogantes e frias, justamente pelo afastamento e a distância que se cria pela dificuldade de interação. 

Mesmo havendo certo prejuízo no contato social, a timidez em si não é considerada uma doença psicológica nem um transtorno mental. Obviamente, se o comprometimento desse contato causa transtornos maiores, pode-se pensar em outras patologias como diagnósticos. 

A timidez em si não é ruim, funciona muito bem como um "termômetro" e regula a interação no contato social. Afinal, sair dizendo tudo o que pensa e sente não uma ação considerada adequada na nossa sociedade. O ponto chave é manter esse equilíbrio. 

A introversão é bem próxima da timidez, pois afeta o indivíduo tornando-o acanhado, com vergonha ou dificuldades de se expressar. O foco está no próximo e nas suas possíveis criticas e manifestações supostamente negativas. O contato social é muito desgastante e quem sofre com isso sente que a interação com o próximo suga a energia. Estar em grupo não é um momento relaxante. 

Ser introvertido é uma característica pessoal, é uma forma de usar a atenção, se está mais na própria pessoa (introversão) ou no próximo (extroversão). Quem tem o foco de atenção em si em excesso, muitas vezes, se fecha e tem dificuldade na interação social. Por outro lado, quem é introspectivo, costuma ser bom ouvinte e ser uma pessoa atenta as necessidades alheias, pois consegue facilmente se por no lugar do próximo. 

Quem é tímido não é sempre retraído. Por isso, muitos tímidos são considerados extrovertidos em diversos momentos. Existem pessoas que se sentem fechadas em qualquer contato social, mas muitas conseguem separar as situações, por exemplo, não gostam de festas, mas não têm problemas no trabalho em grupo, ou não falam em público, mas se dão bem em ambientes sócias e consegue se expressar tranquilamente para várias pessoas. 

O grande problema de ser tímido ou introvertido é quando não se consegue expressar adequadamente o que sente ou pensa. Quando os sentimentos de medo e insegurança tomam conta da pessoa e o resultado é ficar em casa retraído e fechado. E com isso, o contato social é severamente comprometido. Para esse tipo de situação extrema um tratamento para mudança é fundamental. Lembrando que quem sofre com a timidez mesmo em grau menor, pode também buscar ajuda para aperfeiçoar-se. Técnicas de programação neuro-linguística (PNL), hipnose e sessões de coaching costumam ser bem eficazes. 

 

Sol 

Acabe com a moleza provocada pelos dias quentes

Refresque a nuca e tire um cochilo para enfrentar o clima com disposição

Em dias de clima quente, parece que o corpo perde a energia e é tomado pela moleza ? sabia que por trás dessa indisposição há alguns problemas de saúde mais sérios? "O calor intenso associado ao sol forte pode propiciar a desidratação e a insolação que se manifestam em sintomas como indisposição e mal-estar", explica o cardiologista Henrique Patrus, coordenador da equipe de cardiologia do pronto-socorro do Hospital Mater Dei, de Belo Horizonte. Para ajudar a combater o calor e evitar esses problemas, procuramos quem entende do assunto e conseguimos dicas simples que podem fazer toda a diferença na hora de aproveitar o verão. Confira! 

 

Refresque a nuca

Quando molhamos a nuca, a sensação de moleza diminui. "A região da cabeça é um grande foco de dispersão do calor do corpo", afirma o clínico geral Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP). Quando a nuca é resfriada pela água, o processo de perda de calor é acelerado, já que a temperatura do corpo é transferida rapidamente para o ambiente. Experimente! 

 

Tire um cochilo depois do almoço

Aquela vontade de tirar uma soneca depois do almoço não acontece por acaso, trata-se de uma reação do corpo para armazenar energia - e esse mecanismo pode acontecer em qualquer hora de um dia de calor intenso. "Um breve cochilo faz bem e ajuda a aliviar a sensação de moleza e indisposição", diz o cardiologista Henrique. 

 

Faça um escalda-pés gelado e molhe sua roupa

Em vez de água quente, use gelada! Outra opção é molhar a roupa, que faz com que o corpo entenda a necessidade de perder calor com rapidez. O clínico geral Paulo explica que quanto mais o corpo quente entra em contato com elementos de temperaturas baixas, mais mecanismos compensatórios ele cria para perder temperatura. "Essas medidas também evitam a perda excessiva de líquido pela pele, que normalmente acontece através da transpiração e suor", completa o cardiologista Henrique Patrus.  

 

Ar-condicionado ou ventilador?

O ar-condicionado diminui a temperatura e age favorecendo a perda de calor do corpo para o ambiente. Mas, segundo o cardiologista Henrique, o ventilador também pode ajudar a refrescar os dias quentes e é até mais saudável, pois o ar-condicionado pode irritar o nariz e provocar crises alérgicas. "Sempre que possível, prefira lugares com sombra e boa circulação de ar natural", recomenda. 

 

Use tecidos leves e com cores claras

Durante os dias de calor intenso, fuja de tecidos pesados e com cores escuras. "Dê preferência aos tipos que permitem a transpiração, como os de algodão e os de cores claras", orienta Paulo Camiz. Segundo o médico, as cores claras absorvem menos o calor 

 

Economize energia elétrica e troque suas lâmpadas

Desligar os aparelhos eletrônicos e substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes são formas de diminuir o calor do corpo e do ambiente, além de ajudar o seu bolso ao pagar uma conta de luz mais barata. "Aparelhos eletrônicos e lâmpadas incandescentes, quando ligados, podem gerar calor e aumentar a sensação de moleza", explica Henrique Patrus. 

 

Aposte no blecaute

Sabe aquelas cortinas que não deixam a luz passar e são ótimas para você dormir até tarde? Elas são chamadas de blecaute e são excelentes para os dias de temperaturas altas. "O blecaute reflete a luz e o calor absorvido fica entre o tecido da cortina e o vidro, diminuindo o calor dissipado no ambiente", explica Paulo Camiz. Desse modo, o ambiente que tiver essas cortinas demorará mais a ficar quente e abafado. 

 

Fique longe do sol e tenha uma alimentação leve

Esconder-se do sol é a maneira mais segura e eficiente de não sentir moleza. Procure evitar a exposição solar entre as 10 e 16 horas e a prática de atividades físicas intensas durante o dia em locais abertos. Lembre-se também de se manter hidratado, ingerindo bastante líquido e comendo vegetais e frutas. "Modere o consumo de alimentos de gordura animal, que demoram mais para serem digeridos e prejudicam a disposição", alerta o cardiologista Henrique Patrus. 

 

                                    calor

 

Água promove faxina interna e mantém o equilíbrio do corpo

Frutas e vegetais também ajudam a matar a sede do organismo

Agua

Sabia que 70% do corpo humano é formado por água? No entanto, ao longo do dia, parte dela é eliminada por meio do suor ou da urina. Exatamente por esse motivo que, para manter a saúde em dia, é preciso caprichar na ingestão de líquidos.

"Quando não nos hidratamos corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas no organismo, abrindo caminho para o aparecimento de algumas doenças", explica a nutricionista Márcia Curzio. 

desidratação pode comprometer diversas atividades metabólicas vitais, entre elas o transporte de nutrientes pelo sangue, o bom funcionamento dos rins, intestinos, além da produção de hormônios e enzimas. "Todas essas reações só podem ocorrer em meio aquoso", esclarece Solange Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN3).

"Uma reposição hídrica adequada é vital para o bom funcionamento orgânico. Calcula-se que um adulto deveria ingerir algo em torno de 2 litros de água por dia", complementa Solange. As crianças devem beber entre 500 mililitros a 1 litro. Mas como se chegou a esse número? Simples: descobriu-se que, em média, o corpo consome essa quantidade de água em funções básicas, como respiração e digestão. Portanto, nada mais natural do que fazer a reposição exata do que perdemos. 

Porém, antes de agendar visitas descontroladas ao bebedouro mais próximo, lembre-se que este consumo não se restringe a grandes goles de água. Alimentos ricos no elemento, como frutas e vegetais, são uma forma indireta, mas igualmente eficaz, de matar a sede do corpo. Sucos naturais e a velha e boa água de côco também são excelentes fontes, já que nos abastecem de vitaminas e minerais importantes para manutenção do equilíbrio corporal. 

Um simples copo de água é capaz de fornecer elementos importantes como o cálcio, que funciona como tranquilizante natural e tem a capacidade de fortalecer ossos e dentes, indispensável para a mulher durante e após a menopausa. Já o magnésio favorece a contração muscular, e o potássio age na prevenção de problemas estomacais e combate a fadiga.

 

Frutas e vegetais também matam a sede do corpo 


Antes de agendar visitas descontroladas ao bebedouro mais próximo, é bom lembrar que este consumo não se restringe a grandes goles de água. Alimentos ricos no elemento, como frutas e vegetais, são uma forma indireta, mas igualmente eficaz, de matar a sede do corpo. Sucos naturais e a velha e boa água de côco também são excelentes fontes, já que nos abastecem de vitaminas e minerais importantes para manutenção do equilíbrio corporal. 

Um simples copo de água é capaz de fornecer elementos importantes como o cálcio, que funciona como tranquilizante natural e tem a capacidade de fortalecer ossos e dentes, indispensável para a mulher durante e após a menopausa. Já o magnésio favorece a contração muscular, e o potássio age na prevenção de problemas estomacais e combate a fadiga. 

Sem uma hidratação adequada, o corpo retém líquido e não elimina o sódio, um dos principais responsáveis pelo aparecimento da celulite.

Quem sofre com quilinhos extras tem motivos de sobra para reforçar a ingestão de água. Ela é fundamental para quem pretende reduzir a quantidade de massa gorda, ou seja, emagrecer. "A cada 500 g de gordura que o organismo metaboliza, são produzidos e despejados no organismo cerca 550 g de um mix de água e resíduos que tende a se acumular cada vez mais. Para que sejam eliminados, só há um meio: botar mais água para circular no corpo, o que proporciona uma espécie de faxina interna, garantindo o equilíbrio hídrico do organismo. Esse é nosso sistema de desintoxicação", explica a nutricionista Marcia Curzio. 

Se as vantagens não são suficientes para te convencer a se hidratar melhor, então dê uma espiada na lista do prejuízo que se pode ter quando não estamos bem hidratados: pele ressecada, dor de cabeça, formação de cálculos (pedras) nos rins, pressão arterial alterada, problemas de circulação, deficiência na produção hormonal, irritabilidade e até insônia. 

Para manter o corpo hidratado são necessários, no mínimo, 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros). E lembre-se: não espere sentir sede. Quando sentimos falta de água é sinal de que o organismo já está em processo de desidratação.