Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Mundo
O que está mais faltando no mundo?
Amor
Compaixão
Companheirismo
Amizade
Menos Inveja
Igualdade
Menos Preconceito
Tudo Isso
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (30 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página


Bem Estar e Saúde
Bem Estar e Saúde

O termo “boa forma” pode estar relacionado a vários significados, como um corpo harmônico, musculoso ou magro; boa aceitação do corpo, mesmo em situações nas quais a forma física contraria os padrões estéticos impostos pela sociedade; a busca incessante por um “corpo perfeito”, a qualquer custo; ser ativo; ausência de dores; uma boa capacidade de realizar trabalhos corporais, dentre outros significados. 

Assim, percebe-se que tal conceito é bastante subjetivo e depende de muitos fatores, inclusive da atividade que cada um pretende realizar ou já realiza, e os papéis que almeja desempenhar ou já desempenha na sociedade. Uma bailarina, por exemplo, em razão do tipo de atividade que exerce, deverá ter cuidados e preocupações específicas com a boa forma que se diferenciam das que o fisiculturista adota, assim como o jogador de futebol, um praticante de yoga, um artista, ou mesmo de uma pessoa que trabalha em um escritório, oito horas por dia. 

Além disso, os meios de se alcançar ou de se manter essa boa forma também variam: desde a adoção de métodos “naturais”, como uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, até situações mais extremas, como dietas absurdas, realização de cirurgias estéticas sem critérios, ou mesmo comportamento bulímico. Tais atos extremos podem até permitir com que a pessoa conquiste a tão almejada boa forma, mas não são raras as vezes em que prejuízos significativos também aparecem, acompanhando tais resultados... 

Diante desses fatos, é importante compreender que a busca por uma boa forma é, de fato, louvável, quando se considera a saúde e a autoaceitação a priori. Até porque nem sempre temos um biótipo que permite com que determinadas características específicas sejam conquistadas, até mesmo por meio de cirurgias plásticas; e também porque uma pessoa que tem hábitos de vida saudáveis, além de diversos benefícios, dificilmente não terá também um corpo harmônico, em boa forma, como consequência. 

Celulites : As celulites são ondulações que ocorrem na pele por causa do aumento exagerado dos lipócitos, células formadas por vacúolos que recebem o excesso de gordura ingerida durante a alimentação. Com grande quantidade de gordura os vacúolos crescem e se aproximam uns dos outros e provocam inchaços no tecido gorduroso, já que ao crescer os vacúolos comprimem as veias. 

Existem tratamentos para reduzir a celulite, são realizados através de massagens tradicionais, endermologia, isotonia, drenagem linfática, corrente russa, ultra-sons de 3 MHz, crioeletroforese, mesoterapia, além da utilização de cremes e esfoliantes. É muito importante não se firmar somente nos tratamentos, pois a alimentação como agente causador deve também ser revista e modificada para que se tenha um bom resultado. 

 

Dieta: Entende-se por dieta tudo aquilo que ingerimos durante o dia, uma dieta balanceada é aquela que contém uma dosagem equilibrada de certas substâncias.
Quantas pessoas você conhece que já fez ou manifestou desejo de fazer uma dieta, porque, segundo ela, estava acima do peso? E você, já fez dieta? 

A dieta ideal é aquela receitada por um profissional capacitado, que balanceará os nutrientes e os carboidratos que devem ser consumidos durante o dia, de forma a prejudicar seu organismo por falta de algum componente importante encontrado em certos alimentos. O grande problema é que a maioria das pessoas opta por fazer dietas encontras na internet, na TV, em jornais, o que causa risco à saúde do indivíduo, pois essas, geralmente, não mantêm o equilíbrio de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

 

Estrias: Quando a pele é estirada de uma forma acima de seu limite de distensão, surgem pequenas lesões na pele: as estrias, lesões lineares e paralelas que surgem principalmente na região das nádegas e coxas. As estrias também ocorrem no dorso do tronco de homens, principalmente no momento da puberdade, em decorrência do crescimento acelerado. Outro exemplo de ocorrência desse problema é em mulheres após a gravidez, já que nessa fase a pele da região do abdome é grandemente distendida. As estrias também podem ser originadas através do uso de altas doses de medicamentos à base de corticosteróide. Embora atinja ambos os sexos, as estrias são mais freqüentes em mulheres.  

Embora seja um pouco relativo, uma vez que o problema das estrias também pode estar ligado a fatores genéticos. O principal modo de prevenção é a hidratação da pele. É recomendável o uso de cremes e loções hidratantes apropriados, e a ingestão de dois litros de água por dia. Outro conselho é não usar roupas apertadas. 

Os tratamentos para estrias não removem as marcas das lesões, uma vez que essas são cicatrizes naturais do organismo, mas sim melhoram o aspecto estético através do estímulo à formação de colágeno. O peeling é um dos tratamentos mais comuns para o problema. Além dele, podemos citar a mesoterapia, o laser, técnicas de subcisão, dermoabrasão e de intradermoterapia.

 

Musculação: Musculação é uma forma de atividade física que, através de exercícios analíticos, provoca o desenvolvimento da força muscular e aumenta o tamanho dos músculos. A prática da musculação é muito antiga; foram encontradas pedras com entalhes para as mãos na cidade grega de Olímpia. Também existem indícios de jogos de arremessos de pedras no Antigo Egito como formas de prática física. Atualmente, muitas pessoas procuram na musculação uma forma de aumentar e definir seus músculos, um padrão estético imposto pela sociedade atual. Dessa forma, a musculação é uma espécie de modelagem corporal física que proporciona melhorias de auto-imagem, autoconceito e autoconfiança nas pessoas. 

A musculação é um exercício anaeróbico. Nesse tipo de exercício, a energia utilizada depende do glicogênio muscular, uma reserva energética formada a partir da glicose. Alguns fatores, como idade, peso, sexo e passado atlético, podem influenciar diretamente no desenvolvimento dos músculos, portanto, todos esses aspectos devem ser considerados ao se fazer a adequação das cargas e da intensidade dos exercícios de cada pessoa. Além disso, é recomendável que um profissional competente faça todas essas orientações. 

Além de melhorar a parte estética e aumentar muito a força muscular, a musculação torna o coração mais saudável, treinando-o para esforços mais intensos. Essa forma de atividade física também ajuda a retardar o envelhecimento, amenizar os efeitos da celulite, além de evitar certas doenças, como osteoporose, artrose e diabetes.

 

Relaxamento: O relaxamento é uma técnica que busca desfazer as tensões físicas, mentais e emocionais. Em estado normal, o organismo humano permanece isento de qualquer tipo de tensão, mas através do dia-a-dia adquirimos tensão de várias origens. Em alguns casos as tensões são originadas a partir de pensamentos e emoções omitidas e reprimidas de forma que se torna imperceptível. 

As tensões, de modo geral, podem afetar as fibras musculares provocando várias alterações metabólicas e ainda doenças. Para que as tensões sejam perdidas, a técnica de relaxamento é bastante indicada, já que diminui ansiedade, aumenta o autocontrole, auxilia na percepção dos músculos tensos e ainda melhora o estado energético do organismo. 

Para fazer um exercício de relaxamento é importante estar em um ambiente tranqüilo e com roupas leves que não impedem a movimentação de todo o corpo. Para relaxar deite em uma superfície plana e permaneça com os olhos fechados por alguns minutos. Inicie respirações profundas inspirando e expirando até se sentir inicialmente relaxado. Com o dedo indicador busque pontos tensos em todo o corpo para que sejam trabalhados. Ao detectar os locais tensos, contraia cada região individualmente, mantenha o músculo contraído por alguns minutos e relaxe vagarosamente. Repita tal procedimento em todo local tenso, até que o corpo esteja relaxado e a respiração leve. Após todo o exercício de relaxamento, permaneça por alguns minutos deitado de olhos fechados e levante-se vagarosamente. 

Na saúde corporal, as técnicas de relaxamento conseguem diminuir a pressão arterial, a insônia, melhora o sistema imunitário e retarda o envelhecimento.